segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sem Medo de Viver - As consequências do Medo

Mt 8:23-27 - E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Introdução

Este trecho relata um momento marcante na vida dos discípulos de Jesus, assim como um dos grandes feitos do Senhor ao silenciar o medo no mar. Vivemos em uma realidade em que as pessoas estão amedrontadas por vários fatores: possibilidade da perda do emprego, a violência, a competição intensa, a desvalorização da vida humana, entre outros. Muita gente vive em verdadeira situação de pânico. Isso acontece porque ainda não olharam para o que Jesus nos diz por meio desta passagem: “Por que vocês estão com tanto medo?” O medo traz algumas consequências à nossa vida:

1 – O medo nos aprisiona

O medo mantém-nos prisioneiros das circunstâncias. Angústias consomem nossos dias e noites. Angustiados, não conseguimos avançar em nossa vida, nos tornamos prisioneiros. As dúvidas sobre a vida, os relacionamentos, as amizades e o futuro fazem com que nos isolemos e fiquemos distantes de quem poderia nos ajudar a sair e avançar. Angustiados e cheios de dúvidas, nos sentimos fracos e vulneráveis. Assim, mais nos aprisionamos em nossos problemas e dificuldades, e, com isso, não conseguimos ver solução para nossa vida.

2 – O medo turba a nossa visão

Amedrontados, não conseguimos ver as soluções para nossa vida. Corremos de um lado para o outro, nos sentimos perdidos e desorientados sobre os passos a tomar. Não conseguimos ver os sinais do poder de Deus em nossa vida, pois, a partir de uma ótica do medo, tudo é muito maior que nossa força, que nossa capacidade de lutar e resolver. Com a visão turbada, não conseguimos esperar algo de bom e perfeito no futuro. Neste processo, vamos cada vez mais nos sentindo fracos e impotentes diante das circunstancias da vida. Você já se sentiu assim?

3 – O medo corroi nossa confiança na bondade de Deus

Com medo, começamos a questionar se há bondade nos céus. Os discípulos, que já conviviam com Jesus há algum tempo, tiveram dúvidas: “Não te importas” (Mc 4:38). Quando pensamos que Deus dorme enquanto estamos com nossos olhos arregalados pelo pânico que toma nosso coração, nos sentimos inseguros e, com isso, duvidamos da bondade do Senhor. Quanto mais inseguros nos sentimos, mais malvados nos tornamos na tentativa de defender nossa vida. Consequentemente, não conseguimos perceber a bondade de Deus.

4 – O medo enfraquece a nossa memória

Os discípulos já tinham visto muitos milagres operados por Jesus. Haviam vivenciado muitos momentos em que ele demonstrou compaixão pela humanidade, mas, mesmo assim, não se lembraram disso no meio da tempestade. Esqueceram-se de tudo o que Jesus fez! Em situações de medo, dúvidas e angústias, muitos de nós esquecemos de toda a maravilhosa graça de Deus já derramada sobre nossa vida! O medo cria uma forma de amnésia espiritual que limpa a nossa memória e nos faz esquecer tudo o que Jesus já fez e como Deus é bom. Quando o medo toma conta da nossa vida, a proteção se torna o nosso deus e, então, o Senhor passa a não ser a nossa prioridade. Mas Jesus nos diz que temos que buscar primeiro o Reino de Deus.

5 – Como vencer o medo?

Para sair da situação em que os discípulos se encontravam, precisamos ouvir as palavras encorajadoras do Senhor durante todo o seu ministério: “Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”(Mt 10:31). “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber” (Mt 6:25). “Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada” (Lc 8:50). “Coragem, sou eu” (Mt 14:27). Crendo no poder e no amor de Jesus, não teremos medo de viver porque sabemos em quem cremos e conhecemos o seu poder soberano que nos protege nas tempestades que a vida nos oferece. Olhe para Jesus, para o Seu amor puro e perfeito, e vença o medo que tenta dominar a sua vida.

Site: Sem Medo de Viver

4 comentários:

  1. Graça e Paz

    RADICALIZE E VIVA!
    É com esta frase que eu te convido a conhecer o blog do ministério Siga o Mestre.

    Publicações que apresentam o evangelho simples, de forma extramamente prática, sem misticismo ou firulas, porque o que este mundo quer ver vai além da retórica.

    Ser radical não é significa usar uma camiseta até gastar o pano, ou uma tatuagem escrito "Jesus te ama", ser radical é escolher viver o que a Palavra diz, a qualquer preço, em todos os lugares e não apenas nas igrejas ou eventos "gospel", manifestar o amor diariamente nos momentos mais simples.

    Permitá-nos tentar abençoar sua vida! Aguardamos sua visita.

    Forte abraço, em Jesus, o Mestre.
    sigaomestre.blogspot.com

    Obs1: Devido a relevância de seu blog, passamos a seguí-lo.

    Obs2:Podemos fazer também uma parceria para promoção do Reino e edificação de nossos leitores, estaremos com seu banner na área PARCEIROS, acesse e conheça as regras para formalizar parceria.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Graça.

    Bela relfexão, texto perfeito, que o Senhor continue a derramar bençãos em tua vida.

    Amém

    ResponderExcluir
  3. A graça e paz do SENHOR JESUS, amiga Ly Castro ...

    Como é bom achar na net mais um blog edificante que publica a palavara de DEUS! Parabéns pelo blog e estou seguindo. Se quiser seguir o meu, fique à vontade. Afinal de contas temos o mesmo propósito, a palavra de DEUS.

    Que o SENHOR continue lhe abençoando, querida do SENHOR.

    www.oguardadeisrael.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ly, Graça e Paz em Jesus, o Cristo.

    Estamos atualizando nosso blog e respondendo nossos visitantes, procuramos sempre que possível estarmos próximos de nossos irmãos, mesmo virtualmente.

    Quanto à parceria, é um prazer poder caminhar estas milhas com você, mas vemos que seu blog ainda possui banner, o que facilita muito na visualização de seu link em nosso blog.

    Você pode criar um e nós o pegamos aqui para colocarmos em nosso blog, enquanto isso deixaremos um link para o "A Diferença é Servir a Deus".

    Aguardamos suas visitas.
    sigaomestre.blogspot.com

    ResponderExcluir