quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sem Medo de Viver - Para Onde Olhar em uma Tempestade?

Mt 14:23-31 - E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?


Introdução


O mar da Galileia é pequeno em dimensão e, por isso, se torna muito vulnerável
aos ventos que sopram das colinas de Golã. Era um momento de fortes ventos, Pedro e seus companheiros de tempestade sabiam que estavam em apuros. Esperavam uma viagem tranquila, mas tiveram uma grande batalha durante boa parte da noite, com ventos fortes, relâmpagos e grandes ondas, e, com isso, o barco era “fustigado pelas ondas” (v. 24). Eles já estavam a certa distância da terra e muito preocupados com o que viria, sem poder recorrer a algum contato que pudesse trazer socorro.

A tempestade alcançou sua vida


Talvez essa situação seja semelhante com a fase da vida que você está experimentando.
Você fez um planejamento, mas as coisas estão acontecendo de uma maneira totalmente diferente. Os discípulos lutaram contra a tempestade durante muitas horas em uma noite fria
e molhada. As circunstâncias eram desfavoráveis. Mas, próximo ao amanhecer, algo de
extraordinário aconteceu: alguém vinha andando rapidamente sobre as águas. Contudo,
em vez de olharem com esperança, “ficaram aterrorizados” (v. 26). Interessante situação: eles precisavam de socorro e, quando Jesus vem ao seu encontro, ficam aterrorizados! Talvez porque Jesus chegou de uma maneira inesperada, em um momento em que eles já imaginavam estar perdidos. Muitas vezes determinamos a forma como Deus deve atender ao nosso clamor e,
assim, não conseguimos ver o socorro enviado por ele. Ao ver o pânico dos discípulos, Jesus lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” (v. 27).

Levante a cabeça

Nessas circunstâncias, ouvir a voz de Deus fazendo para nós a declaração de Jesus aos discípulos é tudo o que precisamos para levantar a cabeça e continuar nossa caminhada, vencendo o medo do que nos cerca! Isso pode mudar tudo na vida das pessoas. Podemos encontrar várias vezes esta declaração na Bíblia. Creio que seja para reforçar para mim e para você esta verdade:
“Perto está o Senhor” (Fp 4:5). “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20).
“Nem morte, nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus” (Rm 8:38-39). Você e eu podemos confiar no amor de Deus e no seu cuidado para conosco!

Andando sobre as águas


Ao ouvir a declaração de Jesus, Pedro ainda teve dúvidas e pediu: “Senhor, se és tu,
manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas.” No momento em que Jesus mandou Pedro seguir, ele obedeceu e foi. Algo impossível de imaginar: alguém andando sobre as águas. Mas Deus faz aquilo que não podemos imaginar, porque ele “é poderoso para fazer infinitamente mais
do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Ef 3:20). Pedro obedeceu à ordem de Jesus e experimentou momentos ímpares para um ser humano. Isso pode acontecer ainda hoje com cada um de nós.

Vencendo o mar revolto


Você pode vencer as ondas do mar revolto que estão envolvendo a sua vida se olhar
diretamente para Jesus, sem temer! Às vezes, as tempestades da vida nos fazem percorrer caminhos que nunca trilharíamos. Elas nos fazem olhar para Deus e buscar nele refúgio, conforto e direção.

Olhando para Jesus, vencemos qualquer obstáculo


Mas, para mantermos a caminhada em meio à tempestade, precisamos olhar para Jesus.
O texto diz que Pedro olhou para Jesus e seguiu em sua direção. Mas, quando olhou para o vento, Pedro sentiu medo e começou a afundar. Quando olhamos para as lutas que a vida nos oferece sob a nossa ótica, vemos problemas maiores que nossas forças, barreiras intransponíveis, caminhos impossíveis de seguir. Nessa hora, sentimos medo, nos achamos fracos demais e não conseguimos ir adiante. Por isso, em meio às tempestades, precisamos olhar para Jesus, crer em seu amor e confiar no seu socorro. Não podemos definir se os temporais virão, mas podemos escolher onde ficaremos quando eles chegarem. Jesus nos chama a sermos corajosos porque Ele está ao nosso lado! Atendendo a este chamado, olharemos para os grandes feitos de Deus ao longo da nossa história. Precisamos fazer o que for necessário para manter o nosso foco em Jesus
Cristo. Por isso, Jeremias procura manter firme em sua memória a fonte de sua esperança:
“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: graças ao grande amor do
Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: a minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança” (Lm 3:21-24). Olhando para Jesus, enfrentaremos as situações com esperança de vitória.

Com Jesus o medo desaparece


O temporal pode não cessar, mas o desânimo e o medo cessarão. Quando Pedro clamou por socorro, Jesus imediatamente estendeu sua mão e o segurou. Tempestades não são opção nossa, mas o medo é, pois podemos escolher Jesus e direcionar nosso foco para ele. Talvez hoje seja o dia de você olhar para Jesus, vencer o medo e viver com esperança naquele que nunca falha e não nos deixa no meio do mar sob forte tempestade.

Site: Sem Medo de Viver

Um comentário:

  1. Olá Ly Castro,
    Quero te parabenizar pelo Blog e pelas suas postagens. Já me tornei um seguidor.
    Quero aproveitar para te convidar a visitar e o meu Blog Teologia Inteligente e, se desejar, também segui-lo.
    Ah, e não deixe de comentar nossa última postagem; é só clicar aqui.
    Juntos somos mais eficazes na proclamação do Evangelho !!!
    Te espero lá...
    Soli Deo Gloria !!!!

    ResponderExcluir